11.png

Perguntas Frequentes


Graduação

Quais as formas de ingresso na Graduação da UnB?

Pessoas que não têm cidadania brasileira podem ingressar na Graduação da UnB por meio do Programa de Estudantes – Convênio Graduação (PEC-G) ou da Matrícula Cortesia. Clique aqui para saber mais sobre esses programas.

Preciso saber português para estudar na UnB? É necessário provar a proficiência no idioma?

Todas as disciplinas da Graduação na UnB são ministradasem português. Portanto, é recomendável que os interessados tenham compreensão da língua em nível universitário. Contudo, em geral, a UnB não solicita comprovação de proficiência. Apenas no caso de ingresso na Universidade através do PEC-G, estudantes de nações que não integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) precisam comprovar proficiência no idioma. O Certificado de Proficiênciaem Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é conferido a estrangeiros que tiverem desempenho satisfatório em teste de português padronizado, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC).

Os candidatos de países que não aplicam o Celpe-Bras, uma vez selecionados pelo PEC-G, serão submetidos ao curso de português para estrangeiros e ao exame Celpe-Bras (apenas uma vez) no Brasil. Para mais informações sobre o Celpe-Bras, clique aqui.

A UnB oferece algum curso de português para estrangeiros?

A UnB oferece cursos de português para estrangeiros pelo Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Falantes de Outras Línguas (Peppfol). Os alunos admitidos na UnB que tiverem interesse devem procurar o departamento de seu curso ou departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução do Instituto de Letras para fazer a matrícula gratuitamente nas disciplinas Português para Estrangeiros I e II. O Peppfol oferece curso preparatório pago para o exame de obtenção do Celpe-Bras. Para mais informações sobre o Peppfol, clique aqui.

Qual é o tipo de visto exigido para ingresso na UnB?

Para ingressar na UnB por intercâmbio, Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G) ou Programa de Estudantes – Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), o estudante deve apresentar o Visto de Estudante (Temporário IV). Para informações sobre requerimento e renovação do visto, clique aqui.

O estudante estrangeiro pode trabalhar no Brasil?

O Visto de Estudante (Temporário IV) não admite exercício de atividade remunerada.

É preciso pagar alguma taxa para estudar na UnB?

Todos os cursos de Graduação da UnB são gratuitos. A maioria dos cursos de pós- Graduação stricto sensu exige o pagamento de uma taxa de inscrição, definida por cada departamento. Já os cursos de pós-Graduação lato sensu são feitos mediante pagamento, cujo valor é definido por cada departamento.

A UnB tem convênio com instituições estrangeiras?

Veja a lista de instituições estrangeiras com as quais a UnB tem convênio.

Quais são os programas de intercâmbio da UnB? Quanto tempo duram?

A UnB oferece programas de intercâmbio para estudantes de instituições de ensino estrangeiras conveniadas. Para mais informações, clique aqui. O intercâmbio pode durar, no máximo, dois semestres.

A UnB oferece algum tipo de assistência quanto à moradia?

A UnB oferece assistência limitada quanto à moradia. Cinco por cento das vagas na Casa do Estudante Universitário (CEU) são reservadas a alunos que ingressam na Universidade através do Programa de Estudantes – Convênio Graduação (PEC-G), mediante a uma taxa simbólica de pagamento. O período de inscrição e os critérios de seleção são determinados pela Assessoria de Assuntos Internacionais (INT).

Existem vagas para estudantes estrangeiros que fazem parte do programa de intercâmbio. Os interessados devem fazer a inscrição na INT. Os apartamentos oferecidos são compartilhados e o estudante deve pagar a mensalidade de R$ 600. No entanto, nem todos os inscritos podem ser contemplados devido à limitação de vagas.

Terei algum acompanhamento/monitoramento uma vez matriculado na UnB?

O acompanhamento acadêmico é feito pelo coordenador do curso, juntamente com os demais estudantes do departamento. Para alunos de intercâmbio, a Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) criou o Programa de Apadrinhamento (Buddy Program), em que alunos da UnB com conhecimento em outros idiomas ajudam, voluntariamente, na adaptação do estudante estrangeiro à vida no campus. Clique aqui para mais informações.

Como consigo informações a respeito de bolsas de estudo?

Atualmente, os programas que oferecem bolsas para estudantes estrangeiros são:

Programa de Estudantes – Convênio Graduação (PEC-G), Programa de Estudante – Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) e Marca (Programa de Mobilidade Acadêmica Regional). 

A UnB exige que alunos estrangeiros tenham renda mínima?

No momento da inscrição para os programas, o aluno deve declarar que possui renda suficiente para se manter no Brasil. A exceção é o Programa de mobilidade Acadêmica Regional (Marca), que oferece bolsas a todos os alunos inscritos.

Como posso ter acesso aos formulários de inscrição?

As inscrições para o Programa de Estudantes – Convênio Graduação (PEC-G) devem ser feitas junto à missão diplomática ou consulado brasileiro em seu país de origem. As datas são definidas pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Os formulários de inscrição para alunos de intercâmbio de instituições de ensino conveniadas estão disponíveis na página da Assessoria de Assuntos Internacionais.

Posso enviar os documentos e formulários por e-mail ou fax?

Documentos e formulários devem ser enviados pelo correio obrigatoriamente. No entanto, para adiantar o processo, eles também podem ser enviados por e-mail ou fax. Não serão consideradas as inscrições que forem enviadas somente por e-mail ou fax.

Quando começam as aulas?

Os calendários referentes à Graduação e à pós-Graduação estão disponíveis neste endereço.

Como posso ter acesso ao acervo da Biblioteca Central?

Após fazer o registro na UnB, o aluno disporá do número de matrícula, que poderá ser usado para ter acesso ao acervo da Biblioteca Central (BCE), Restaurante Universitário (RU) e demais serviços destinados aos estudantes da instituição.

A UnB aceita alunos transferidos de instituições de ensino superior estrangeiras?

Uma das maneiras de ingressar na Graduação da UnB é através da transferência facultativa. Trata-se da forma de ingresso de alunos regulares de outras Instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras na UnB, mediante processo seletivo, para prosseguimento de estudos no mesmo curso ou em curso equivalente, visando ao preenchimento de vagas de Graduação ociosas da UnB.

Não há vagas reservadas a alunos estrangeiros, de modo que o estudante não residente no Brasil deverá competir com os demais interessados. As provas são aplicadas em português. Parase inscrever, o aluno deverá dispor do número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), expedido junto à Receita Federal Brasileira. Caso seja selecionado, deverá apresentar o visto temporário ou permanente para fazer o registro na Universidade. Para saber mais sobre transferência facultativa, clique aqui.

 

Pós-Graduação

Quais são os tipos de programas de Pós-Graduação existentes na UnB?

A UnB oferece programas de Pós-Graduação lato sensu ou stricto sensu. A pós-graduação lato sensu compreende programas de especialização ou aperfeiçoamento, regulados por resoluções específicas. Ao final do curso, o estudante obterá certificado. Os programas de pós-graduação stricto sensu compreendem:

  • Mestrado - Objetiva a competência científica, contribuindo para a formação de docentes e pesquisadores);
  • Mestrado profissionalizante - Objetiva a formação de profissionais com competência para o mercado de trabalho. Articula as atividades de ensino com aplicações de pesquisas, de forma diferenciada e flexível. É autofinanciado a partir de convênios ou de parcerias com órgãos governamentais ou não governamentais;
  • Doutorado - Objetiva formar profissionais de alto nível que atuem como pesquisadores e/ou docentes.

Ao final do curso, o estudante receberá diploma.

Como posso me inscrever em programas de Pós-Graduação?

Interessados em cursar programas de Pós-Graduação da Universidade de Brasília podem se inscrever no Programa de Estudante – Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), que oferece bolsas para estudantes de Mestrado e Doutorado de países com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Cultural e Educacional. Clique aqui para mais informações.

Além disso, os programas de Pós-Graduação destinam algumas vagas a alunos com residência permanente no exterior. Informações sobre o número de vagas e as formas de inscrição são especificadas em cada edital.

Onde posso obter informações sobre os cursos de Pós-Graduação oferecidos pela UnB?

Todos os programas de pós-Graduação oferecidos pela UnB estão listados neste endereço. Informações específicas são encontradas no edital de cada programa.

Para me inscrever em um programa de Pós-Graduação, preciso ser formado em área relacionada?

As regras para inscrição nos cursos de pós-Graduação são regidas por editais de seleção elaborados por cada programa. Informações específicas sobre a formação do candidato podem ser encontradas no edital do programa.

Preciso revalidar meu diploma de Graduação para fazer um curso de Pós-Graduação na UnB?

Alguns programas de pós-Graduação exigem que os diplomas expedidos por instituições estrangeiras sejam revalidados. Clique nos links para informações sobre a documentação pessoal, acadêmica e o processo de solicitação de revalidação de diploma estrangeiro de Graduação e pós-Graduação.

 Quais são os períodos em que posso me inscrever?

Cada programa de Pós-Graduação determina o período de inscrição de seus cursos em edital.

Onde estão os editais de seleção para Pós-Graduação?

Os editais de seleção de todos os programas de pós-Graduação estão disponíveis neste link

Posso me inscrever em mais de um programa?

Na Universidade de Brasília, o estudante não pode estar matriculado em dois cursos de Pós-Graduação stricto sensu ao mesmo tempo.

Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - CEP 70910-900 - Telefone Geral (55 61)3107-3300
Copyright © 2008 Universidade de Brasília. Todos os direitos reservados.